quinta-feira, 26 de março de 2009

Atributos de um bom software

Assim como os serviços que ele fornece, os produtos de software possuem outros atributos associados que demonstram a qualidade. Esses atributos não estão relacionados diretamente com que o software faz. Em vez disso, refletem o comportamento do software, enquanto este está em execução, e a estrutura e a organização do programa fonte.
Facilidade de manutenção:
O software deve ser escrito de modo que possa evoluir para atender às necessidades de mudança dos clientes. É um atributo fundamental, pois a mudança de software é uma consequência inevitável de um ambiente de negócios em constante mutação.
Facilidade de reparos:
As falhas de sistemas são inevitáveis, mas a interrupção causada por falhas pode ser minimizada se o sistema puder ser reparado rapidamente. Para que isso aconteça, deve ser possível diagnosticar o problema, acessar o componente que falhou e fazer as alterações para consertá-lo. A facilidade de reparos de software é aprimorada quando a organização que usa o sistema tem acesso ao código-fonte e há pessoas com habilidade para fazer as alterações. Infelizmente, isso tem se tornado cada vez menos comum à medida que avançamos em direção ao desenvolvimento de sistemas por meio de componentes de terceiros do tipo caixa-preta.
Confiança:
O nível de confiança do software tem uma série de características, incluindo confiabilidade, proteção e segurança. Um software confiável não deve causar danos físicos ou econômicos no caso de falha no sistema.
Eficiência:
O software não deve desperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. Portanto, a eficiência inclui tempo de resposta, tempo de processamento, utilização de memória etc.
Usabilidade:
O software deve ser usável, sem esforço excessivo, pelo tipo de usuário para o qual ele foi projetado.(Fonte: Engenharia de software 8º Edição Ian Sommerville)

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom.... gostei...

junior_matos disse...

foi otimo para o meu crescimento profissional... obrigado

Anônimo disse...

ajudou bastante...obrigado