quinta-feira, 15 de setembro de 2011

QCon SP 2011

Este ano participei do QCon SP, um evento organizado pela Caelum que ocorreu no coração de São Paulo, o Centro Fecomercio de Eventos, nos dias 10 e 11 de setembro. Não conhecia São Paulo e nem deu para conhecer, ficou para outra ocasião. Mas me parece ser uma cidade muito bacana em especial para trabalhar muito.

Minha expectativa era muito grande, amigos que participaram do QCon 2010 falaram muito do evento. Assim que cheguei percebi a grandiosidade do evento, distribuição de credenciais muito organizada e pessoas simpáticas recebendo os participantes. Depois fui conhecer o espaço destinado aos patrocinadores, local bem grande e bacana para trocar idéias nos intervalos.

Hora de começar o show, rápida abertura feita pelo Paulo Silveira que rapidinho anunciou o primeiro keynote, Jim Webber, falando de HTML para criar sistemas REST em larga escala usando agile. Depois Sérgio Lopes falou de algumas técnicas para otimização de sites, são aquelas coisas que sabemos que existe mas não fazemos, pelo menos a maioria, ele demonstrou números pequeninos que fazem toda a diferença, quem tiver a fim de dar uma olhada nos slides

Fechando os keynotes do sábado chegou o Evan Weaver, o cara do twitter. A expectativa tava grande pra esse carinha, mas infelizmente ele me pareceu nervoso,  ficou falando baixo e então resolvi abandonar o auditório.

Fui almoçar e rever alguns amigos, só gente boa. Almoçamos em um local simples perto da Fecomercio, igual matuto em cidade grande só anda dois quarteirões para não se perder.

Hora das tracks, o QCon foi dividido em varias: .NET e as arquiteturas modernas, Falando em Java, Práticas e engenharia ágil: XP e Além, Frontier: nosql, linguagens funcionais e mobiloe, Agile no estado da arte, Ruby e Rails: quando e onde, Arquitetura: qualidade e trade-offs e O browser como plataforma.

Iniciei a tarde assistindo a palestra do Vinicius Quaiato, Arquiteturas modernas. Um panorama sobre velhas necessidades e novas oportunidades, ele mostrou um pouco do passado da web, falou da “CLAUDIA” (cloud computing), que com certeza foi um dos tópicos mais batidos e colocou a galera para fazer algumas reflexões sobre o passado, presente e futuro. Slides...

Próxima palestra foi “REST e o Cloud: feitos um para o outro?” com Howard Dierking. Falou mais de cloud e como resolver problemas de confiabilidade, escalabilidade e custo. Depois fui para o coffee break, confirmando o que tinham me falado, o coffee era do caral..., muito bom mesmo. Aproveitei para passar nos stands e bater um papo com a galera.

Depois vi um relato muito bacana da vida do Peixe Urbano, Alex Tabor simplesmente abriu seu juízo para sua platéia e descreveu passo a passo como o Peixe Urbano surgiu e cresceu. Foi muito bacana e só confirmou alguns dos meus pensamentos, não existe esse negó de sorte, só acerta quem tem muita experiência e varias tentativas, montar um negócio lucrativo é trabalhoso.

Fui novamente assistir o Jim Webber com a palestra “Neo4j Saves the Universe!”. Eu estava bem interessado nos bancos NOSQL, querendo entender melhor seu funcionamento e visualizar suas fraquezas, essa palestra caiu como uma luva.

Finalizando o sábado com a palestra do pessoal da Bluesoft “Lições aprendidas em 4 anos de agilidade”, esses caras realmente estão fazendo historia, me parece que eles montaram um esquema realmente participativo nessa empresa, eles repassam informações com muita precisão e  clareza. Show parabéns Bluesoft, Luiz Faias Junior e André Faria Gomes. 
Finalizando o sábado, fiquei nos lightning talks da trilha “Frontier: nosql, linguagens funcionais e mobile”

Encerei o primeiro dia com um hora extra muito bacana, conversando com a galera em um restaurante perto do MASP, minha conclusão inicial é que algumas palestras poderiam ter um conteúdo mais avançado.

Bom dia domingo, bom dia São Paulo. Iniciamos o segundo com muita coragem e disposição, vamos que vamos QCon. Primeiro keynote foi o Kunal Bhasin falou um pouco da Terracotta, falando de EhCache e como trabalhar com o garbage collector.

Depois tivemos uma apresentação bacana de um cara da NASA:  Khawaja Shams, falando como a NASA vem investindo  em cloud, quais os riscos e mitos. Depois foi a vez da Rebecca Parsons, não fiquei até o fim, o juízo já estava um pouco cansado.

Hora do almoço, dessa vez partimos para um local um pouco mais longe. Fui almoçar com a galera do Grupo Fortes no restaurante sujinho, comemos um bistecona e quase ficamos sem força para voltar para o evento.

Iniciei a tarde com a palestra “Spring into Rails” com Hiro Asari, mostrou um exemplo do Pet Clinic, e falou bastante sobre código legado e testes.
Faltei o coffee e fui assistir a palestra “Os complicados testes de interfaces e componentes web” da dupla Andrews Medina e Francisco Souza. Falaram do Cobra Team, parece ser um iniciativa bacana, vou verificar melhor como funciona, esse link não funcionou http://cobrateam.info/.  Demonstraram algumas “ferramentas” como QUnit, Jasmine, Capybara...

Chegou a hora do Ruby, fui ver a palestra “Criando aplicações melhores com Ruby e Rails.” do Vinícius Baggio, o cara realmente motivou e mostrou algumas coisas interessantes. Iniciou lembrando como era o trabalho com XML (que eu ainda trabalho por sinal), código com baixa qualidade e muito complexo. Lembrou das picuinhas entre desenvolvedores, Java, PHP e Ruby. Deixou algumas mensagens: “Progresso é iterativo, errar é normal, o diferencial é perceber e melhorar” e “Ruby é feito para ser bonito. Se está feio, está errado. ’Matz’ ”.

Finalizando o evento com esses caras: Luca Bastos e Bruno Pereira com a palestra “Transações compensatórias usando REST” eles demonstraram como trabalhar com transações, demonstrou alguns pontos de vista e defenderam suas posições sobre esse assunto.

Finalizando adorei o evento, o espaço e a galera que participou. Tinha uma grande quantidade de cearenses que montaram uma mega caravana organizada pelo pessoal da JavaCE. O único ponto que tenho para reclamar foi o nível de algumas palestras, alguns palestrantes me pareceram despreparados, não sei se minha expectativa estava grande demais, montada pelos comentários do QCon 2010, e como participo de muitos eventos algumas palestras tocavam em assuntos repetidos.

Parabéns Caelum, vocês são surpreendentes e montaram um mega evento. Obrigado por trazer informações e aprendizado para a comunidade. Valeu, até a próxima.

2 comentários:

Tiago Ribeiro disse...

Show, deu para ter mais raiva por não ter ido. Muito bom o relato sobre o evento!

Fernando Correia disse...

Gostei do seu relato. Eu aproveitei muito o QCon. Achei muito interessante um evento com tantos assuntos e debates atualizados. E fiquei impressionado com a quantidade de participantes.