quarta-feira, 3 de julho de 2013

Agile Brazil 3013

Tivemos a oportunidade de participar do maior evento de agilidade da América do Sul, com o público de quase 1000 participantes e um pouco mais de 100 palestras. O evento foi muito bom e foi realizado no centro de convenções do Royal Tulip em Brasília nos dias 26, 27 e 28 de Junho de 2013.



A organização do evento foi impecável, os organizadores estavam sempre disponíveis e prontos para fornecer qualquer informação. Nesse ano tivemos uma novidade, foi disponibilizado um ônibus para facilitar o trajeto dos participantes. Brasília, foi uma ótima escolha para o local do evento, a cidade é simplesmente sensacional, com muitos locais bonitos e interessantes para os visitantes. Mais uma vez o Grupo Fortes participou em peso do Agile Brazil, dessa vez mandamos 12 desenvolvedores/gerentes de produtos para o evento.



Nesse ano tivemos muitos palestrantes novos. Aqui do Grupo Fortes, eu (Francisco Barroso), Christiano Milfont e Yuri Adams tivemos a honra de palestrar e levar um pouco das experiências vividas aqui no grupo. Francisco Barroso falou sobre o processo de mudança e mudança de hábito com a palestra "Mudança de hábitos e o mundo ágil" e Christiano Milfont apresentou junto com Yuri Adams a palestra "Equipes sem Líderes formais e realmente autogeridas" falando como funciona o autogerenciamento do setor de desenvolvimentio.

Contamos com os seguintes Keynotes: "Agile: Unlocking our Human Potential" com Patrick Kua, "Poised for Change - Achieving Business Agility" com Rebecca Parsons e "O limbo da demanda latente" com Alexandre Gomes.

Todos com palestras de alto nível. Tivemos mais um vez alguns palestrantes ilustres como Alisson Vale, Daniel Wildt, Rodrigo Yoshima, Alexandre Magno, André Faria, Manoel Pimentel, Hugo Corbucci, Guilherme Silveira, Giovanni Bassi entre muitos outros destaques do evento que no momento não lembro o nome. Segue o link da grade do evento com os slides das palestras.

Uma das melhores palestras do Agile Brazil foi "Por que o management é dispensável! Como pensar (e criar) a organização ágil" foi com o palestrante convidado, Niels Pflaeging, o cara é fera, ele provocou um debate muito rico sobre a gerencia das organizações e como são as empresas hoje e como deveria ser no futuro.

Segue algumas informações sobre o cara: Niels Pflaeging é fundador do movimento internacional BetaCodex Network, e presidente de uma empresa de consultoria baseada em Nova Iorque e Wiesbaden (Alemanha). Além de palestrante, ele atua como top management adivsor, a nível internacional.

Ele publicou três livros e muitos artigos sobre o assunto. Um desses livros, “Liderando com Metas Flexíveis. A Revolução do Desempenho” foi lançado no Brasil pela editora Bookman, em 2009. Este livro foi premiado pela Financial Times Alemanha, como Melhor Livro de Negócios do Ano. Tanto “Liderando com Metas Flexíveis” como o livro anterior de Niels, “Beyond Budgeting, Better Budgeting” foram elogiados por críticos e leitores, tornando-se best-sellers.

Tivemos muitas indicações de livros durante o evento e o lançamento do livro "Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio" do André Faria, publicado pela Casa do Código, segue mais algumas dicas:

Drive, Daniel Pink    Liderando com Metas Flexíveis, Niels Pflaeging    Como Mudar o Mundo: Gestão de Mudanças 3.0, traduzido André Faria    Thinking, Fast and Slow, Daniel Kahneman    Predictably Irrational, Dan Ariely    Lean Analytics, Alistair Croll

Segue um resumo muito bom do Jorge Horácio sobre o evento.

E assim terminou mais um Agile Brazil, agora vamos esperar 2014 com nossa presença garantida em Florianópolis. Parabéns aos organizadores, patrocinadores, palestrantes e aos participantes.