quinta-feira, 4 de agosto de 2011

I DOJO Fortes

Data: 28/07/2011
Problema: Poker
Linguagens: C#, Java e Ruby
Código da galera
Fotos

No dia 28/07/2011 tivemos nosso primeiro Dojo e foi um experiência muito proveitosa para todos que participaram. Vamos a um breve resumo do que aconteceu.

Apresentamos o que é o Dojo, seus fundamentos e alguns modelos, utilizando o slide do pessoal da bluesoft. Pense numa galera que tá fazendo história! Fica a dica do blog deles, caso alguém não conheça. 

Escolhemos o mesmo problema para as três equipes e o escolhido foi Poker, encontrado no site dojopuzzles. Parabéns aos criadores do site, que é bem organizado.

Devido à quantidade de pessoas envolvidas no Dojo escolhemos o modelo Kake e dividimos a galera em três equipes, cada uma com uma linguagem: C#, Java e Ruby. Cada particpante da  equipe alternava entre os papéis de piloto, co-piloto e observador, com turnos de oito minutos.

No inicio foi um pouco complicado manter o foco pois várias pessoas queriam dar uma espiadinha na equipe do lado. Passado esse primeiro momento, que foi contornado mais ou menos na segunda rodada, surgiu um novo desafio: manter os observadores calados, sem dar palpite no código da dupla.

Começaram a surgir dificuldades com editores, IDEs e até mesmo teclados diferentes, além de que nem todos os participantes das equipes estavam familiarizados com a linguagem. Esse momento foi bacana, percebemos como ficamos acostumados com a zona de conforto do dia a dia.

Depois da quarta rodada quando a galera foi entendo o que era mais importante no DOJO e conhecendo melhor as duplas, começamos a querer terminar o problema tentando vários caminhos diferentes para conseguir resolver. Sempre as práticas eram lembradas, mas nem sempre utilizadas.

Paramos para um rápido coffee e alguns não queriam sair da sala, o vício em programação falava mais alto, mas o bate papo do coffee se tornou bem agradável e algumas alfinetadas surgiam no modelo de programar, falar e não podia faltar nas linguagens.

Voltamos com a corda toda, todos querendo programar, a solução foi tomando forma, a refatoração foi se tornando carro chefe e a vontade de finalizar o exercício foi aumentando.
Mas o tempo acabou e chegou a hora da retrospectiva.

Retrospectiva

Foi bem:

Coffee
Rotatividade
Troca de experiencia e conhecimento
Práticas Ágeis
Papo no intervalo
Entrosamento
Comunicação da equipe
Aprendizado
Legal de +
Organização

Podemos melhorar:

Mudar ordem das duplas
Colocar o DOJO para sábado, podemos demorar mais
Lembrar das práticas
IDE
Foco
Pessoas que faltaram / Compromisso
Discutir mais antes de ir para o código