segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Agradecimentos e resumo do Maré de Agilidade Fortaleza

O Maré de Agilidade Fortaleza foi a sétima edição deste super evento criado pelo pessoal da SEA, foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2010 no Hotel Sonata de Iracema e na Fortes Treinamentos, localizados em uma das mais belas capitais do Nordeste, Fortaleza/CE.

No primeiro dia tivemos dois cursos na Fortes Treinamentos: Requisitos Ágeis para Engenharia de Negócios com Rodrigo Yoshima, um curso com muitas praticas e discussões.


E Maurício Linhares apresentou Objective-C para iOS - Programando para iPhones e iPads, também no primeiro dia repassando muita novidade para a galera de Fortaleza.


O segundo dia começou bem movimentado, Rodrigo Yoshima e seu convidado Alisson Vale ministraram um super curso: Kanban Systems for Software Development, e como era esperado o curso foi recheado com praticas e muito trabalho para as equipes.


Na sala ao lado Bruno Pedroso e Renato Willi colocaram a turma para trabalhar, aplicaram o curso: Extreme Programming, XP na prática, dividiram a sala em duas equipes que simularam praticas do XP.

Sexta-feira a noite nada melhor que uma hora extra com muito papo e os últimos ajustes para o sábado de palestras do maré. O sábado começou cedo no hotel Sonata de Iracema, Tisciany da Fortes Treinamentos, abriu o evento agradecendo a participação de todos e passando a bola para Carlos Átila, representante do nosso patrocinador TriadWorks, falando um pouco como seus clientes começaram a acreditar nas metodologias ágeis. Paulo Silveira palestrante da Caelum, também nosso patrocinador, foi o primeiro a se apresentar, concluindo com objetividade e rapidez sua palestra: O impacto dos testes no design da sua aplicação. Depois de alguns sorteios de camisas do Maré e da Caelum, passamos para a segunda palestra com Rodrigo Yoshima com sua palestra: Kanban e Scrum, tirando o melhor dos dois. Logo depois coffee break para recompor as energias e aumentar o networking naquelas boas conversas em pequenos grupos ao longo dos corredores. De volta ao auditório Maurício Linhares apresentou muita coisa bacana que estão escondidas nas paginas mais rápidas da web com a palestra: Seu site voando, alta performance em apps web sem dor nem sofrimento e na ultima palestra da manhã Fabiano Milani, que veio substituir seu amigo Alexandre Magno, representantes da AdaptWorks, falou muito sobre Liderança e Coaching. Paramos para um almoço rápido mas de frente para o mar da nossa bela cidade Fortaleza.


De volta ao hotel Sonata Alisson Vale iniciou sua palestra: Kanban expandido: usando visibilidade para transformar processos, explicando kanban com muita segurança. Tivemos mais uma ótima palestra do Paulo Silveira: Além de testes e integração: o one-click deploy, nesse momento fiquei só lembrando como o deploy da aplicação que eu desenvolvo pode melhorar. Mais um coffee break para continuar o bate papo e se preparar para o ultimo período do evento. Voltamos com a palestra de dois feras, Bruno Pedroso e Renato Willi, criadores do evento Maré de Agilidade, representantes da SEA Tecnologia, repassando as experiencias e aprendizados com a palestra: Agilidade: dos projetos à empresa, uma história de intracontágio. Na ultima palestra do evento Serge Rehem demonstrou os prazeres e desafios de trabalhar com um framework Open Source com a palestra: Agile & Open Source - A Experiência do Framework Demoiselle. Finalizamos o evento com uma mega ultra mesa redonda turbinada, chamada de Fishbowl, comandada por Bruno Pedroso.


Foi uma discussão muita bacana que começou com kanban passou por certificações, entidades de ensinos, mercado de trabalho e muitos outros assuntos, todos bem polêmicos. Mas sempre com muita paciência e respeito como mostra a foto a seguir(foi brinCADEIRINHA...)


E assim finalizamos o Maré de Agilidade Fortaleza, foram três dias de muito aprendizado, diversão e trabalho, trabalho que começou muito antes desse mês de novembro, convidando palestrantes, fechando com os patrocinadores, organizando passagens, preparando material e convidando todos vocês, participantes desse ótimo evento. Essas foram algumas das tarefas das muitas que a organização do Maré teve que realizar com o objetivo de trazer o evento para esse belo publico do Brasil, que participou em peso do nosso Maré. Muito obrigado a todos, um abraço e até o próximo evento.

Agradecimentos especiais:

Realização

Organização



Patrocinadores


Apoio

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Maré de Agilidade Fortaleza 2010


O Maré de Agilidade Fortaleza, sétima edição, será realizado nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2010 no Hotel Sonata de Iracema e na Fortes Treinamentos, localizado em uma das mais belas capitais do Nordeste – Fortaleza/CE.

O objetivo é disseminar Métodos Ágeis, bem como difundir o ecossistema abordando temas relacionados como Extreme Programming(XP), Scrum, Domain Driven Design(DDD), Model Driven Design (MDD), Test-Driven Development(TDD), Feature-Driven Development(FDD), Gerenciamento Ágil de Projetos e empreendedorismo através de palestras, exposições e cursos, promover sociabilização, integração e o intercâmbio de conhecimento e experiências entre profissionais e estudantes da área.

Ano passado tivemos a terceira edição do Maré de Agilidade em Fortaleza, tendo em média um público de aproximadamente 400 pessoas que tiveram oportunidade de fazer mini cursos e assistir palestras com os maiores nomes da agilidade no Brasil.

Edições anteriores:
Brasília
Salvador
Fortaleza
Belém
Belo Horizonte
Vitória

Participe você também, mais informações...

domingo, 26 de setembro de 2010

Semana de Sistemas de Informação da FA7

Curso de SI promove a X Semana de Sistemas de Informação na FA7.

Entre os dias 28 e 30 de setembro, o curso de SI da FA7 promove a 10.a Semana de Sistemas de Informação. O evento, já tradicional, completa 10 anos e, nesta edição, o tema abordado será "Processos de Software - Teoria e Prática". A idéia é abordar assuntos como RUP, Scrum, XP, PMBok, além de cases das principais empresas.

Vou palestrar no dia 28/09, falando sobre XP com o tema: Conhecendo eXtreme Programming. Vou falar sobre as práticas ágeis e algumas dificuldades que passamos para implantar XP na Fortes Informática, slides...

Mais informações...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DEP Windows Server

Prevenção de execução de dados(DEP)

Recentemente tive um problema com esse DEP, estava tentando acessar um web service e o mesmo reclamava de um erro de memoria, testei o web service pelo navegador, verifiquei anti-vírus, firewall e estava tudo ok. A solução encontrada foi criar uma exceção no DEP do windows.

O que é mesmo DEP?

A Prevenção de execução de dados (DEP) é um conjunto de tecnologias de hardware e software que realiza verificações adicionais na memória para ajudar a evitar que códigos mal-intencionados executem em um sistema. O principal benefício da DEP é ajudar a evitar a execução de código a partir de páginas de dados. Normalmente, o código não é executado a partir do heap padrão e da pilha. DEP imposta por hardware detecta o código em execução a partir destes locais e eleva uma exceção quando a execução ocorre. DEP imposta por software pode ajudar a evitar que um código mal-intencionado beneficie-se de um mecanismo para lidar com exceções no Windows.

Onde configurar?

Propriedades do Sistema > Avançado > Desempenho > Prevenção de execução de dados
Pronto basta adicionar uma exceção para o executável que você precisa executar.

Posso ter aberto uma porta para futuros problemas, mas no meu caso resolveu.

domingo, 8 de agosto de 2010

Cuidado com soluções automáticas

Soluções óbvias nem sempre são as melhores.

Alguns programadores, principalmente os novatos, não tem ainda a experiencia necessária para decidir se um código realmente pode ser reutilizado, se a solução que ele tem em mente é realmente a melhor para ser aplicada naquele momento, é comum encontrar dentro de sistemas legado uma infinidade de códigos repetidos, o velho ctrl c ctrl v. Quando é necessária resolver algo o desenvolvedor precisa pensar na solução, pois a solução que ele esta acostumado a fazer pode estar ultrapassada.

Um belo dia a caixa de descarga do meu banheiro pifou, uma peça que segurava o botão quebrou. Naquele momento achei que a melhor solução era colar a maldita da peça, então peguei a famosa cola maluca e colei a peça. Cinco minutos depois percebi que não tinha funcionado, então coloquei mais cola, mas a peça não ficava no lugar...Então parei de colocar cola e fiquei pensando se tinha outro jeito de consertar a maldita. Opa, vi que a peça que eu estava querendo colar se parecia com um parafuso, mas como eu tinha enchido a miserável de cola, deu maior trabalho para retirar ela do local. Depois de muito esforço consegui colocar o parafuso no local da peça quebrada. Achei que meu trabalho tinha acabado, mais infelizmente na outra semana quebrou novamente. Já estava decidido comprar um descarga nova, pois aquela já tinha me feito muita raiva. Chegando no depósito perguntei para o vendedor o preço de uma descarga e comentei que a minha estava com uma peça quebrada, o camarada me informou que ele tinha o reparo da descarga, não precisava comprar uma nova, ele me ensinou a colocar a nova peça, custou apenas R$ 5,00.

Moral da história, fui tentar resolver algo que não sabia, não era do meu domínio, e pensava que uma peça quebrada poderia ser colada facilmente(vaso, caneta...) era só colocar cola maluca, não parei no momento para investigar se essa era a melhor solução, fui no modo automático e perdi tempo. Esse tipo de coisa vive acontecendo com desenvolvimento de software. Quando não temos experiencia, achamos que nossa solução sempre é a melhor, não perdemos tempo pensando se existe uma solução melhor, ou procuramos ajuda com alguém mais experiente que possa orientar na busca de uma solução mais eficiente. Temos sempre que estar atendo ao modo automático de resolver as coisas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Maré de Agilidade, 5ª Edição, Belo Horizonte

Nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2010, o Maré de Agilidade reunirá na capital de Minas Gerais palestras, mini-cursos e workshops de grandes nomes do seguimento, sempre com o apoio de empresas e instituições de destaque no mercado de metodologias ágeis.

Produzido desde sua primeira edição de forma comunitária, o Maré de Agilidade é mais que um evento de Metodologias Ágeis: é a demonstração cabal da vivência dessas metodologias e da extrapolação do foco de desenvolvimento de softwares com agilidade. O Maré de Agilidade é produzido pela comunidade, em comunidade e para a comunidade. É um evento itinerante já vivenciado e aprovado por Brasília, Salvador,Fortaleza e Belém, que transforma-se no tempo e no espaço, agregando valores e culturas, tornando-se brasileiro e, como tal, multiétnico e multilíngüe.

mais informações...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Agile Brazil 2010

Agile Brazil 2010
Porto Alegre - RS - 22 a 25 de Junho 2010

A Conferência Brasileira sobre Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software – Agile Brazil 2010 – é uma conferência nacional sem fins lucrativos organizada por representantes das principais comunidades ágeis brasileiras. O evento tem como propósito promover a comunicação e a colaboração entre seus integrantes visando à disseminação coordenada da cultura Ágil por todo o país.

O Agile Brazil 2010 acontecerá no campus central da PUCRS, em Porto Alegre, de 22 a 25 de junho, contando com cursos, apresentação de trabalhos e relatos de experiência provenientes de várias regiões do país, alem da participação de convidados reconhecidos internacionalmente. Martin Fowler, cientista chefe da ThoughtWorks, e Philippe Kruchten, professor da UBC em Vancouver (Canadá) e conhecido também por ter liderado a equipe do RUP na Rational Software, são alguns dos nomes já confirmados para o evento.

Realização: Faculdade de Informática (FACIN) - PUCRS
Promoção: Sucesu-RS, através do GUMA (Grupo de Usuários de Métodos Ágeis)

Acompanhe as novidades do @agilebrazil pelo Twitter.

domingo, 10 de janeiro de 2010

TCC

Nessa sexta dia 08/01/2010 apresentei minha monografia: Práticas para aumentar a manutenibilidade do código, agora vou ter mais tempo para postar...vou ajustar a monografia e depois coloco ela na rede.