quinta-feira, 26 de março de 2009

Atributos de um bom software

Assim como os serviços que ele fornece, os produtos de software possuem outros atributos associados que demonstram a qualidade. Esses atributos não estão relacionados diretamente com que o software faz. Em vez disso, refletem o comportamento do software, enquanto este está em execução, e a estrutura e a organização do programa fonte.
Facilidade de manutenção:
O software deve ser escrito de modo que possa evoluir para atender às necessidades de mudança dos clientes. É um atributo fundamental, pois a mudança de software é uma consequência inevitável de um ambiente de negócios em constante mutação.
Facilidade de reparos:
As falhas de sistemas são inevitáveis, mas a interrupção causada por falhas pode ser minimizada se o sistema puder ser reparado rapidamente. Para que isso aconteça, deve ser possível diagnosticar o problema, acessar o componente que falhou e fazer as alterações para consertá-lo. A facilidade de reparos de software é aprimorada quando a organização que usa o sistema tem acesso ao código-fonte e há pessoas com habilidade para fazer as alterações. Infelizmente, isso tem se tornado cada vez menos comum à medida que avançamos em direção ao desenvolvimento de sistemas por meio de componentes de terceiros do tipo caixa-preta.
Confiança:
O nível de confiança do software tem uma série de características, incluindo confiabilidade, proteção e segurança. Um software confiável não deve causar danos físicos ou econômicos no caso de falha no sistema.
Eficiência:
O software não deve desperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. Portanto, a eficiência inclui tempo de resposta, tempo de processamento, utilização de memória etc.
Usabilidade:
O software deve ser usável, sem esforço excessivo, pelo tipo de usuário para o qual ele foi projetado.(Fonte: Engenharia de software 8º Edição Ian Sommerville)

quarta-feira, 18 de março de 2009

CEJUG

Conheça o CEJUG...Grupo de Usuários Java do Ceará, nosso grupo pretende agregar pessoas dos mais variados segmentos (empresas, universidades, associações, desenvolvedores independentes), sejam eles conhecedores ou não da tecnologia Java, mas que estejam dispostos a promover, divulgar e se qualificar nesta linguagem que dia-a-dia está crescendo no mercado mundial e fornecendo soluções de alto desempenho, escalabilidade e flexibilidade.

Novidade no CEJUG, prepare os fones de ouvido... esta no ar mais um CEJUG Podcast.