segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Refatoração

Estou lendo no momento o livro "Refatoração: Aperfeiçoando o Projeto de Código Existente" escrito por Martin Fowler, vou postar alguns resumos...
Martin Fowler e os autores colaboradores fazem uma contribuição inestimável ao desenvolvimento de software orientado a objetos clareando o processo de refatoração. Este livro explica os princípios e as práticas ideais da refatoração, e mostra quando e onde deve começar a mexer no seu código para melhorá-lo. O livro apresenta um catálogo abragente de refatorações.
Refatoração é um processo de alteração de um sistema de software de modo que o comportamento externo do código não mude, mas que sua estrutura interna seja melhorada. É uma maneira disciplinada de aperfeiçoar o código que minimiza a chance de introdução de falhas.
Primeiro passo na refatoração, é preciso criar um sólido conjunto de testes para aquele trecho de código, é essencial fazer bons testes. Vale a pena gastar tempo que for necessário para a
criação dos testes, porque eles dão a segurança que é preciso para alterar o programa.
"Qualquer tolo consegue escrever código que um computador entenda. Bons programadores escrevem código que humanos possam entender."

Nenhum comentário: